Não é sobre fotografia. É sobre o valor do casamento!
Escrever sobre algo intangível nem sempre é simples. E em se tratando de fotografia de casamento esse intangível é mais complexo.
E pra desmistificar essa complexidade, um segredo: só capta a verdadeira emoção quem acredita piamente no valor do casamento. Não é só acreditar e saber o que é fotografia de casamento e seus momentos e técnicas, é acreditar no casamento.
É preciso, SIM, acreditar no valor pleno e "sacro" do casamento para imprimir numa fotografia toda a emoção que uma fotografia de casamento carrega e se revela atemporalmente.
Quem já me viu fotografar um casamento vai me ver, e não tenho vergonha disso, emocionado enquanto fotografo.
Sabem por quê?
Logo depois quando deixei de exercer minhas funções de padre eu ajudava a colocar a música nas cerimônias de casamento de uma igreja. Minha esposa e eu sonhávamos um dia poder casar também. Mas era necessário vir um documento do Vaticano para nos autorizar a casar. Enquanto essa autorização não vinha, eu ajudava nessa igreja... Vi tantos noivos adentrarem a igreja sem ao menos saber o significado daquele momento.
Foi por causa disso que, anos mais tarde, decidindo fotografar casamentos (e tendo a autorização de casar - e casamos) eu optei em fazer com que os noivos, ao me procurarem para fotografar o casamento deles, também pudessem ter a noção do real valor daquele momento. E isso independente se o casamento será celebrado numa igreja, sítio ou em qualquer outro local.
É aí que surge uma fotografia de casamento voltada para retratar a emoção do verdadeiro significado do casamento.
Assim, eu acredito muito de que a emoção que você sente sendo fotografado por um fotógrafo que, entendendo e atento ao que está acontecendo, vai fazer com que nasça uma fotografia de casamento capaz de ser atemporal e vai te emocionar em qualquer momento tanto quanto te emocionou no dia do casamento.
Só se emociona quem já experimentou essa emoção e só vai retratar a emoção daquele momento o fotógrafo que acreditar, não só naquilo que está fazendo, mas também no momento vivido pelos noivos. Viver esse momento único junto com os noivos.
O fotógrafo de casamento, assim, precisa acreditar no casamento. O fotógrafo de casamento precisa acreditar que aquele momento é pra sempre. Até porque não faria sentido um fotógrafo de casamento vender algo que ele não acredita que vai durar. Ele, junto com os noivos, precisa ser o primeiro a acreditar que aquele momento vai ser lembrado e revivido pelos noivos 20, 30, 40, 50, 60 ou mais anos.
Nós precisamos acreditar muito no casamento como valor e não apenas como mercado! Ele é um mercado em alta... eu sei disso. Mas não é só isso! É necessário caminharmos para transcendermos essa ideia de mercado.